Postagens

Mostrando postagens com o rótulo feminino

MpE Florbela Espanca

Imagem
"Eu...", In: "Livro de Mágoas" Neste sábado, dia 5, vamos compartilhar nossas leituras dos poemas de Florbela. Será o último encontro do ano, e é também o último da nossa agenda. Corremos mundo, morreram astros... Seguimos com risos e dores de Alice, de Marie-Louise com suas fadas e camponesas, de Dôra, Doralina e de Raquel, de Clarissas-lobas, e agora, finalmente, risos e dores, êxtases e mágoas de Florbela. Continuamos com a mesma pergunta a guiar nossa discussão: O que é uma mulher? Ouçamos, então como a Irmã Saudade nos responde.

"O Asno de Ouro" no Clube do Livro Junguiano

Imagem
Sobre meu comentário no encontro de maio deste ano do Clube do Livro Junguiano: http://clubedolivrojunguiano.blogspot.com.br/2015/08/o-asno-de-ouro-neila-mesquita-comenta.html Trecho: O comentário da nossa curadora, no entanto, privilegiou certos aspectos do texto, trazendo a atenção do público assistente para as relações dos homens com os eventos perinatais: a gravidez, o puerpéreo, o parto, o sexo.   Em certo ponto de vista, uma criança pode ser vista como a encarnação de uma sizígia. Ela é resultado do encontro entre os opostos mulher e homem. Todo o ciclo perinatal potencialmente constela essa situação de sizígia, significando possibilidade de ampliação de consciência para todos os envolvidos, não apenas para a mãe. Esse foi o fundamento da argumentação da comentadora nesse encontro.   Movimentos como o da humanização do parto, que pretendem que um maior nível de tomada de decisão seja atribuído à gestante, minorando o quanto possível a autoridade médica e...