Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Mulher por Escrito

MpE Florbela Espanca

Imagem
"Eu...", In: "Livro de Mágoas" Neste sábado, dia 5, vamos compartilhar nossas leituras dos poemas de Florbela. Será o último encontro do ano, e é também o último da nossa agenda. Corremos mundo, morreram astros... Seguimos com risos e dores de Alice, de Marie-Louise com suas fadas e camponesas, de Dôra, Doralina e de Raquel, de Clarissas-lobas, e agora, finalmente, risos e dores, êxtases e mágoas de Florbela. Continuamos com a mesma pergunta a guiar nossa discussão: O que é uma mulher? Ouçamos, então como a Irmã Saudade nos responde.

MpE Convite a andarilhar com Dôra, Doralina

Imagem
Minha história com " Dôra, Doralina " começou em 1998, no último ano do colégio. Ele fazia parte da relação de livros a ler para o vestibular da Universidade Federal do Ceará daquele ano. Eu iria prestar seleção para o curso de Psicologia e, bem, aqui estamos nós. Flores de cacto, caatinga nordestina, agosto de 2007. Foto: FotoNatural Fotografia.   A-do-ro letras! Gramáticas, literaturas, linguística... gosto mesmo. E por pouco não optei pelo curso de Letras, confesso. Ah, mas a curiosidade pelo que nos faz intimamente humanos falou mais alto. Além do quê, partindo da Psicologia posso chegar aos meus diversos interesses, incluindo as letras. Exemplo disso é o Mulher por Escrito (MpE), um círculo de leituras sobre o feminino, que se reúne a cada dois meses. Nesse projeto, escolhemos uma obra textual e lemos tendo em mente a seguinte pergunta: o que é uma mulher? E dessa vez quem vai discutir conosco são Rachel e sua Dôra. Ou Doralina, para quem a am...