Postagens

Mostrando postagens com o rótulo pós-parto

Tristeza e depressão maternas

Imagem
Bo Bartlett, Assignation Entre os sintomas usuais de uma depressão estão tristeza profunda, falta de vontade e de interesse em geral, apatia, sono exagerado ou insuficiente, baixa autoestima, palidez, pensamento e fala mais lentos, desleixo com a própria aparência e choro fácil. O que caracteriza a depressão pós-parto (ou pós-natal) e a diferencia de uma depressão comum é que além dos sintomas usuais estão presentes pelo menos um desses sintomas: desinteresse pelo bebê; evitação da criança; vontade de machucar ou mesmo assassinar o recém nascido. A culpa e a vergonha estão muito presentes, sendo possivelmente responsáveis pelo amplo desconhecimento desse transtorno: quantas mulheres encontram a mesma coragem que a atriz americana Brooke Shields teve de assumir o desejo de jogar seu bebê contra parede? A depressão pós-parto atinge de 10 a 20% das mamães. Se for leve, dura cerca de 30 dias e acaba espontaneamente. Porém, se for grave pode durar até dois anos e ...